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quarta-feira, 19 de maio de 2010

Vidas Influenciadas

O primeiro vídeo que foi assistido (criança, a alma do negocio) trata mais da mídia que age e influência altamente as crianças menores, da mídia que se pode dizer ser “covarde” com os pequenos, pois sabem que uma criança quer sempre o melhor, mesmo não porque acha bonito, mas sim para se achar na moda, se achar popular. O documentário mostra crianças com uma renda baixa, mas com um jet-ski em casa, ou pequenas que se maquiavam, mas nem sabiam por que faziam isso, e tudo isso influencia da TV, que mostra que quem faz coisas, digamos, de “adultos”, que esta por dentro da moda, crianças que perdem o bom da infância, que é se divertir, brincar, perdem, pois não podem estragar o cabelo, ou acham isso coisa passada já. Essa mídia também interfere na saúde, pois coloca, em propagandas de coisas não saudáveis, Mcdonalds, salgadinhos e etc, o que as crianças quem ver, quer ter, brinquedos, figurinhas, e acabam esquecendo-se do que realmente faz bem. Meninas pequenas com celular bom, que muitas vezes nem se usa todos os recursos que ele dispõe, outras já no quarto ou quinto celular, e tem uns 11 ou 12 anos. E esse mimo todo, por parte é culpa dos pais, alguns que não estão em casa nunca, por que trabalham, sentem-se culpados por não poder dar a atenção necessária que o filho quer, e acabam comprando tudo o que o filho quer, é meio que um jeito de comprar o próprio filho.

Já o outro documentário trata não exclusivamente da mídia na vida dos jovens, trata mais de como nós levamos a vida, lugares que mais gostamos de frequentar, pessoas mais influentes, aparelhos mais usados. E também realça a idéia de que a geração de hoje é grande parte fechada, gosta muito mais de frequentar lugares fechados, como shoppings, bares, e deixa de lado os parques. Também mostra, com pesquisas feitas com pessoas, que é difícil viver sem um meio de comunicação, seja ele o celular, o computador, e também sem estes mesmos equipamentos para o lazer. Uma coisa que eu achei bom interessante foi no ultimo vídeo “Os jovens e os formatos publicitários” onde mostrou um índice usado para qualificar como as propagandas são vistas, levando em conta o lugar, como é divulgada a informação e qual é a informação, onde elas podem ser classificadas em área negativa, que seria a propaganda ruim, em um lugar ruim, divulgada de um jeito ruim, um exemplo é as pessoas que ficam entregando coisinhas na sinaleira. Depois veio a área neutra, onde eram propagandas que não eram atraentes, mas também não incomodava, ou seja, não fazia diferença se estivesse ali ou não. E depois vinha a área positiva, que era a mais influenciadora, a que mais levava o leitor a se interessar pelo produto, que era as com conteúdo interessante, divulgada de uma maneira que pode pegar a atenção de quem vê.

Os dois documentários deixam evidente que nós somos muito influenciados pela mídia, que ela esta em todo o lugar e não tem como fugir, e também que não conseguimos viver, independente da idade, sem aparelhos eletrônicos celular, computador, mp3player. Mas o primeiro vídeo trata com crianças, que são bem mais influenciáveis que os jovens, pois elas são mais fracas quanto a isso, já o jovem sabe diferir a boa da ruim.

Espero que goste ai sorr.

Um comentário:

  1. Caro Gustavo,
    gostei do texto, sim!!!
    Porém, com relação a ela, faço a mesma pergunta que fiz para o Charriel: será mesmo que há tanta diferença entre uma criança e um jovem a adolescente!?
    Será mesmo que o jovem sabe discernir quando ele está sendo “devorado” pela Mídia!?
    Continuemos a refletir...
    Abração do prof.,
    Donarte.

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