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sábado, 8 de maio de 2010

Crianças e a Mídia




Na sociedade de hoje, a mídia está tão presente que já está afetando até as crianças, até não, principalmente elas. Hoje em dia, pelo menos no Brasil o índice de propagandas em horário de programação infantil é mais alto do que em programação adulta. A mídia já está tentando chegar aos pais através de seus filhos, se formos verificar, em época de dia das crianças, os preços de mercadoria cresce muito e, as propagandas na tv são mais freqüentes. São estas propagandas que vão despertar nas crianças a necessidade de consumo, o fato de algum colega de aula ter comprado aquele tênis, aquele brinquedo que agora está aparecendo na tv vai gerar na criança uma certa “inveja” se é que se pode chamar assim e isso, vai fazer com que, quando chegar em casa essa criança irá direto pedir para os pais os produtos. A sociedade atual está muito consumista, não só as crianças e jovens, mas todos já estão com aquela necessidade de ter. Mas, como as crianças são mais influenciáveis é mais fácil atingi-las, mostrando em comerciais varias crianças felizes só irá despertar nelas aquele pensamento “se eu e meus amigos também tivermos isso seremos felizes assim”. O que gera mais e mais gastos, muitas crianças querem os produtos apenas por ter e nem ligam em brincar, mas se algum coleguinha vier dizer que comprou tal coisa ele poderá dizer que já possui.

Muitos pais, tentando desviar os olhares para a sua ausência, seja por trabalhar demais ou por não morar junto, acaba presenteando seus filhos, sem motivos. Essas crianças depois irão se tornar mais consumistas e se um dia alguém não puder lhe dar o que deseja elas não irão entender e assim, irão se “revoltar”, irão brigar, ficar bravas ou ate tristes. Hoje as crianças costumam, inclusive chorar por coisas materiais, se um dia elas caem de bicicleta, começam a chorar muito e, depois de algum tempo já irão se voltar ao bem material, se foi destruído irão ficar tristes por isso e não pelo machucado e, também, já irão pedir uma nova. O que falta é limite para este tipo de crianças, o Brasil também deveria adotar as medidas adotadas por vários outros países referentes às propagandas dedicadas às crianças. E, se os pais começassem a explicar, desde pequenas que não poderiam ter tudo que querem e que elas não podem sair pedindo tudo o que vêem a sociedade iria se tornas menos consumista e, talvez, mais organizada economicamente.

E, além do fato de sempre quererem brinquedos, elas já estão se alimentando mal, quem é que nunca olhou uma propaganda de fast food e morreu de vontade de comer? Elas não tem culpa de serem influenciadas facilmente, mas a mídia se aproveita disso, o índice de obesidade infantil cresce cada vez mais, e é cada vez mais comum encontrarmos crianças com menos de sete anos comendo este tipo de “porcarias”. E, as crianças querem se tornar cada vez mais adultas, saindo por ai com um celular, ligando para todo mundo, gastando mais em contas de celular. Pesquisas comprovam que crianças com menos de nove anos já possuem celulares e, na maioria, já se encontram com o seu terceiro celular, elas querem sempre o melhor, normalmente eles já possuem câmeras, mp3, entre outras coisas que não são de extrema importância para uma criança.


Um comentário:

  1. Excelente, cara Évelyn!!!
    Além de o texto estar muito bom, as imagens escolhidas traduzem, representam muito bem o espírito da questão que está sendo debatida...
    A foto da criança na frente da TV, com a bola de baixo do braço, é emblemática: ao invés de sair para jogar bola, jovens ficam vidrados na frente da TV; o invés do exporte, o sedentarismo...
    Do mesmo modo, a publicidade do Mcdonalds, que substitui o seio materno por um hambúrguer é, de certo modo, chocante. Ao invés da relação familiar de aproximação mãe-filho, a alimentação calórica e de qualidade duvidosa...
    Não sei... Posso estar sendo um tanto quanto exagerado, mas penso que, psicologicamente e socialmente é mais ou menos por aí que caminha a questão...
    Muito bem!!!
    Grande abraço do prof.,
    Donarte.

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