Desculpe-nos...

Este blog foi encerrado em agosto de 2010...

sábado, 8 de maio de 2010

Criança, a alma do negócio

O vídeo mostra a realidade da última geração. A triste verdade sobre as crianças brasileiras que são bombardeadas diariamente com propagandas e uma publicidade totalmente voltada para elas.
Como sabemos, ou imaginamos, uma criança deveria gostar de brincar, de correr, etc., o que, na minha opinião, faz dessa fase a mais feliz da vida. Hoje em dia, as crianças de oito anos de idade já tem o seu terceiro celular, como dá um exemplo no documentário. Elas estão muito mais ligadas à tecnologia do que podemos imaginar. Talvez não saibam o que estão usando, mas simplesmente querem ter cada vez mais e se exibir com os seus objetos de alta tecnologia. Por exemplo, quando vemos uma criança em propaganda de celular na TV, achamos bonitinho, achamos "fofo", mas a maioria das pessoas não sabe o que está presenciando, não sabe tudo o que está envolvido naquilo. São esses tipos de propaganda que entram na mente das crianças brasileiras e de muitas outras espalhadas pelo mundo. Os pequeninos ficam tão encantados, que também querem ter o que a criança da propaganda tem, querem ser iguais a ela.
Os pais na maioria das vezes põe a culpa no tempo e no emprego. Como muitos falam do vídeo: "preciso de dinheiro pra sustentar a família, e para dar o que meu filho pede." Existem muitos outros motivos citados, mas esse foi o principal. Acontece que algumas vezes o que o filho precisa não é de um brinquedo mais novo, ou algo que chame a atenção, mas sim um pouco de afeto e carinho, porém aceitam o que os pais estão oferecendo. Isso porque os pais apenas pensam que estão satisfazendo seus filhos com os bens materiais, quando na verdade, só estão os trazendo para o lado do consumismo, em ter alguma coisa que não tem grande necessidade.
Em outro documentário, "Os filhos da mãe", é possível notar a relação mãe e filho. Como os filhos buscam inspiração nas mães, e o quanto de importância elas tem para eles. Entre os entrevistados, a pessoa mais querida mais citada foi a mãe, seguida dos irmãos e irmãs, e depois o pai. Para muitos jovens, a mãe é exemplo de vida. É quem ajuda eles a seguirem seus sonhos. O problema é que, juntando ou dois ducumentários, percebemos que as mães de hoje mais se preocupam em dar o que o filho pede, mas não precisa realmente, do que educar de forma correta e contra o consumo de coisas sem necessidade. Este documentário é voltado para adolescentes da nossa idade, mais ou menos quinze ou dezesseis anos.
Outro aspecto mensionado, é que a casa está se tornando um lugar extremamente jovem, ou seja, os jovens dos dias de hoje estão preferindo ficar em casa, não só pelo aconchego, mas pelos recursos como internet, televisão, etc. Os jovens estão "consumindo" informações que as vezes são passadas para nós de forma errada, como a mídia.
Por muita sorte meus pais tinham todo o tempo do mundo para mim, eles me davam bons exemplos e me diziam que o consumismo não é certo. Em algumas famílias, os pais são levados a dar cada vez mais coisas para os filhos, e sem eles realmente precisarem. Como o jeito que eu fui criada não permite que os filhos dominem a família, eu acho que é este exemplo que passarei aos meus filhos, daqui a um tempo. Claro que não poderei proibi-los de ver televisão, e de ter amigos que foram criados com uma forma diferente, mas acho que se tiverem uma boa base, serão ótimas pessoas no futuro.

Um comentário:

  1. Que bom, cara Carolina, que estamos aprendendo coisas que estão transformando, de fato, as nossas vidas!!!
    Abraço do prof.,
    Donarte.

    ResponderExcluir