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quinta-feira, 20 de maio de 2010

A Padronização do Consumidor Infantil

A sociedade que nos encontramos hoje é totalmente materialista, influenciável, padronizada e globalizada. Isso existe porque a mídia se da ao trabalho de influenciar a cabeça de pessoas mais fracas, ou seja as crianças.

A publicidade revela que o principal objetivo é fazer o publico consumir, e meio mais fácil dessa “lavagem cerebral” seria a televisão, é nela que as crianças passam horas e horas assistindo a canais banais, tais como: propagandas e desenhos animados.

Antigamente a infânc
ia de uma criança baseava-se na imaginação que ela tinha para inventar suas brincadeiras ou apenas se divertir com isso, não envolvendo o consumo. Já hoje a grande diversão de uma criança é assistir a televisão e dali criar um novo desejo de compra. Seja de brinquedos, de roupas, de sapatos, de aparelhos eletrônicos (celulares, ipod, câmeras fotográficas, computadores, videogames), maquiagens, até na alimentação de uma criança a mídia influencia. O desejo que elas tem de estar na moda, de ter mais brinquedos, de comprar, de ser aceita na sociedade, torna esssas crianças cada vez mais ignorantes e competitivas. Não que a culpa seja delas, mas, a mentalidade de uma criança não consegue distinguir o certo e o errado, e não percebe que esse materialismo todo prejudica a sociedade a elas mesmo.

É nessa hora que os pais
como responsáveis deviam interferir e de alguma forma, tentar mudar o pensamento voltado a esse consumo interminável. Pois como adultos deveriam saber o que é melhor para seus filhos, mas o que acaba acontecendo é que os pais na maioria das vezes acabam rendendo-se a esse consumismo, e a conseqüência disso é atender a todos os pedidos dos filhos, mesmo sabendo que estão errados.

As crianças começam a assimilar apenas aquilo que lhes favorece, que acha bonito, o que é mostrado na televisão e não tem o hábito de aprender coisas novas, coisas realmente importantes. O tempo passa e se alguém não tomar uma atitude essas crianças no futuro não se darão conta do mal que fazem consumindo qualquer coisa que vem pela frente, e ao crescerem continuarão com os mesmos hábitos. Até que ponto esse consumismo pode chegar? Até onde a mídia pode ser influenciável para uma criança? Se ninguém der um basta, as crianças, e não apenas elas farão do consumo suas vidas.

Hoje parques, ambientes em ar livre, estão fora de cogitação. Elas só querem saber de ir a shoppings, lojas, cinemas e novamente pensam em comprar aquilo que viram na televisão, ou aquilo que seus, suas amig
os(as) já compraram e no momento ele(a) não tem.
Os jovens tem que estar mais críticos e assistir com mais seriedade a uma propaganda, quanto mais cultura mais sabedoria para suas escolhas.

“Saia da frente da televisão e vá ler um livro”

Um comentário:

  1. Pois é, cara Daniela, as tuas críticas são muito pertinentes...
    E elas me fizeram pensar nas seguintes questões: (i) “puxa! Como eles (vocês, alunos da t. 222) gostaram do vídeo!!!”. Ou melhor: (ii) “como os vídeos mexeram com eles. O ‘meio’ (‘mídia’) vídeo é um ‘meio’ que eles gostam de trabalhar ou foi o assunto que chamou a atenção por ser polêmico e chocante!?
    Não sei se tu entendes tais questionamentos... Mas o fato é que, no final de tua postagem tu recomendas que a gente saia da frente da TV e vá ler um livro (o que, particularmente, eu adoro)... Mas eu fico pensando: (iii) será que vocês, jovens, teriam sido tocados pela mesma temática se eu tivesse usado um livro!? O que tu achas, Daniela!?
    No aguardo de uma resposta...
    Continuemos a refletir...
    Abração do prof.,
    Donarte.

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