Desculpe-nos...

Este blog foi encerrado em agosto de 2010...

domingo, 9 de maio de 2010

A mídia onipresente

É muito ruim ver como a publicidade usa a propaganda de um modo muitas vezes apelativo demais, voltando sua atenção para as crianças que são obviamente o elo mais fraco na corrente contra a grande interferência da mídia no nosso modo de vida atual.Tudo esta cada vez mais precoce e se tornando grande demais para ser controlado.
Quando uma criança assiste à uma propaganda de brinquedo, roupa, sapato e afins para a sua idade ela não percebe toda a cultura de consumo que está por trás disso, ela escuta e quer pra ela o que está sendo dito ali, que ela vai ser mais bonita, que os amigos vão ter inveja dela, ou que todos vão gostar dela..
É revoltante ouvir uma criança dizer que prefere comprar à brincar, ver que ela não pensa duas vezes antes de responder o nome de uma marca só pelo símbolo, mas fica sem palavras quando lhe pedem para reconhecer um animal ou uma fruta. Alguns podem dizer que isso é bobagem, mas NÃO é ,criança tem que pensar e agir como criança,correr, se sujar, sair pra brincar na rua..Não ficar preso dentro de casa na frente de uma televisão que nem um zumbi que não sabe fazer outra coisa.
A mídia é cruel e sabe exatamente como se fazer notar. Obviamente que as propagandas de brinquedos passam muito mais em horários de programas infantis, do que na hora da novela, por exemplo. Isso em alguns países é proibido e na minha opinião devia ser assim no Brasil também.
Outro assunto abordado é como os jovens de hoje são dependentes de aparelhos como o celular, iPhone,iPod,o mp3, mp4...E não foi qualquer pessoa que chegou a essa conclusão, eles mesmos dizem que não vivem sem e que precisam deles para se sentirem ‘’conectados’’ com o mundo envolta deles quando não estão em casa e não têm, por exemplo, um computador perto para estarem recebendo informações a todo momento.Isso quando eles saem de casa porque como diz o segundo documentário os adolescentes gostam de lugares fechados e preferem ficar em casa à se aventurar pela cidade. E é por isso que o lar está se tornando um lugar cada vez mais jovem ,eles têm tudo o que precisam sem muito esforço
Como um filho se espelha muito nos pais, principalmente na mãe, é fundamental que eles sejam bons exemplos e saibam impor limites. E não adianta aquela desculpa ‘’eu não tenho tempo pro meu filho por isso vou substituir a minha presença dando tudo que ele quiser’’.Isso pode parecer ajudar mas na realidade só está estragando, e com o tempo vira um problema muito maior, como uma pessoa super consumista que acha que pode ter tudo e acaba descobrindo da pior maneira que isto está errado.Saber dizer um ‘não’ na hora certa ajuda um filho a ser uma pessoa melhor quando ele for adulto e tiver que enfrentar o verdadeiro mundo lá fora.

Um comentário:

  1. Muito bem colocado, cara Carolina!!!
    Se nós não soubermos dessas coisas, e se nós não fizermos nada, realmente será muito difícil uma mudança posterior. Ou seja: precisamos levar adiante a idéia de que algo deve ser feito frente ao consumismo, visto que, como está, a coisa está muito séria!!!
    Muito bem!!!
    Grande abraço do prof.,
    Donarte.

    ResponderExcluir