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sexta-feira, 14 de maio de 2010

A nossa rotina influenciadora!


Hoje em dia, vivemos em uma sociedade em que as crianças e eu diria tambem os jovens, são os quem mais vêem televisão no mundo inteiro. Estao estão sempre na frente da TV vendo desenho e canais infantis, progamas de sua faixa etária e seu gosto. Entre esses programas, aparecem as progagandas. Essas sao as que influenciam a todos.

O videio ‘ Criança, A Alma do Negócio’ se refere a exatamente isso, de como a mídia entra na cabeça das crianças fazendo com que elas queiram e implorem para seus pais tais produtos. Elas sao 80 da influencia de compra dentro de uma casa e estão diariamente vendo comercias para que elas peçam mais e mais para os pais que, a maioria das vezes, cedem ao pedido, e se nao cedem, esses pais ficam como os ‘viloes’ que nao realizaram o desejo de seus filho. Mas se ganham o que gostariam, depois de no máximo uma semana, não querem mais aquele pois já apareceu um comercial de um novo na tela e então elas querem o outro e não mais o que elas tem. Também estão preferindo assistir a TV e comprar do que brincar.

A comunicação audiovisual não é mais um simples mecanismo informativo, não é mais um simples meio de comunicação onde se mostra o que aconteceu, mas sim é uma “instância da cultura que deseja oferecer muito mais que informação, lazer e entretenimento” se mostra como instrumento de comunicação que está acima do bem e do mal, como se fosse imune a críticas. Esta estratégia da TV de se mostrar inquestionável é extremamente eficaz, resulta numa falsa opinião pública, que na verdade acaba expressando um desejo, não mais da sociedade, mas sim do poder concentrado da mídia.A insatisfação dos jovens com a própria imagem e com o que possuem leva-os a buscar mais, algo que tem sido oferecido pela mídia e só ela pode tornar realidade, por esta razão nós presenciamos o fenômeno da “cópia”, ou seja, não há mais originalidade no comportamento dos adolescentes, principalmente quando abordamos o “parecer ser”. Não enxergamos mais jovens brasileiros, mas sim jovens “americanos” com um ofuscado vínculo com nosso país, tamanha a influência norte-americana no comportamento dos jovens brasileiros.

Todos nós estamos sendo influenciados a midia, desde as crianças e os jovens, que nao o maior alvo pois nao tem tanta experiencia de vida para saber que nem tudo é perfeito como as propagandas, novelas, desenho e derivados mostram.

A TV passa uma mensagem de que o famoso ou bem sucedido é o bem feliz, bem bonito, bem dotado e bem afortunado, mas muitas vezes é bem mal informado, pois uma mensagem televisiva nem sempre expressa a realidade. É fácil ser feliz, basta buscar o possível e não deixar ser influenciado ou alienado pelos sonhos dos outros.

“dirigir-se à ‘criança telespectadora’, para comunicar-se com o adolescente nascido, criado e ‘alfabetizado’ pela TV” (Rosa M. B. Fischer; 2001-p 35).

2 comentários:

  1. adorei o video sor! Deves nos indicar mais videos desses, sao muito legais e otimos para refletir. beijos

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  2. Vou comentar teu texto através de tópicos, certo!? Então, vamos lá:

    i) penso que o título poderia ser “A nossa rotina influenciadora e influenciada” (sorriso) – mas o título é uma coisa muito pessoal. Então, deixe assim (risada)!
    ii) não são em todos os lugares do mundo que as crianças e jovens vêm muitas horas seguidas a TV. O documentário nos traz a dados de países da Europa, lembras!?
    iii) preocupante mesmo constatar que crianças preferem comprar a brincar...
    iv) muito interessante a citação que fala que uma propaganda que muuuuito mais do que informar... Quer, na verdade, formar... Não é assim!?
    v) digno de nota também é a crítica que diz que somos mais norte-americanos do que brasileiros se analisados relativamente às nossas roupas... Copiamos, ao invés de sermos originais, nós mesmos...

    Então, por isso tudo, muito interessante teu texto.
    Penso que devemos mesmo nos darmos conta de que copiamos ao invés de fazermos nós mesmos a nossa cultura...
    Muito bem!!!
    Grande abraço do prof.,
    Donarte.

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