Desculpe-nos...

Este blog foi encerrado em agosto de 2010...

terça-feira, 18 de maio de 2010

O Consumo desordenado


Na atualidade, a Mídia reflete e basea-se na prática de consumo voltada diretamente as crianças. O mundo comsumista e globalizado na qual nos encontramos atualmente, onde a mídia, seja ela televisão, jornal ou propaganda manipula as nossas cabeças.
As crianças tornaram-se um alvo extremamente simples de serem estimulados, por não apresentar uma visão social contra todo este consumismo acabam totalmente iludidas com toda esta publicidade, ou seja, o consumo acaba atingindo indiretamente aos adultos. Este meio de consumo afeta muito a questão financeira de uma pessoa porque são poucas as crianças que entendem a noção de consumo necessário e sim de um consumo exagerado sempre querendo mais e mais. Hoje em dia, os jovens e as crianças são totalmente ligados a internet e televisão que são recursos onde pode-se muito bem formatar a cultura e a identidade de um individuo, más a verdade é que nem toda propaganda de tv mostra a pura realidade do mundo em que vivemos.
Percebe-se também que cada dia que passa os jovens ou até mesmo as crianças não dão muito valor ao sentido emocional da vida e sim na vontade de comprar, comprar e comprar, tudo isso para mantes "status.

Isto tudo nao deveria acontecer, mas acontece porque a falta de conscientização por parte dos pais salientarem suas crianças é precária,ou seja, a maioria da criançada de hoje passa o dia sozinho assistindo televisão e tendo sua mente transformada. Para combatermos essa "gurra" de publicidade a sensibilização dos pais deve começar desde que seus filhos nascem para que eles saibam entender que nem tudo na vida é gastar dinheiro.

De conclusão a isto tudo, percebe-se que somos o alvo da propaganda, mas deve-se saber entender e controlar-se neste meio de influências, para que mais além, não sejamos robos onde o objetivo é comprar tudo o que lhe interresa ou até mesmo o que não interresa.

Um comentário:

  1. Caro Vitor,
    do teu texto emergem duas coisas muito interessantes: (i) já que o Estado não nos protege como deveria, não tendo leis que proíbem esses verdadeiros crimes... Temos que, nós mesmos, formarmos consciência para não cairmos em tais armadilhas... Agora que nós sabemos dessas coisas (ii) podemos, nós mesmos, educar as crianças desde pequenas de uma forma mais construtiva e humana, não é mesmo!?
    Muito bem!!!
    T+,
    Prof. Donarte.

    ResponderExcluir