Desculpe-nos...

Este blog foi encerrado em agosto de 2010...

domingo, 30 de maio de 2010

Pelo menos 46 pessoas morrem após passagem de tempestade pela América Central Na Guatemala, mais de 74 mil pessoas foram evacuadas



O Jornal da Zero Hora publicou ( 30/05/2010), o desastre que aconteceu na América Central que pelo menos 46 mortos e milhares de atingidos é o registro preliminar da passagem da tempestade tropical Agatha, a primeira desta temporada na América Central, que se transformou em um sistema de baixa pressão neste domingo, informaram as autoridades.
Na Guatemala, 40 pessoas morreram e outras 74.477 foram evacuadas. Milhares de casas foram danificados por inundações e deslizamentos de terra, informou o presidente Alvaro Colom, que ordenou a suspensão das aulas em todo o país a partir de segunda-feira.
Nas últimas horas, as equipes de socorro confirmaram o resgate de pelo menos 27 corpos em diferentes pontos do país, enquanto cerca de 30 pessoas foram reportadas como desaparecidas.
Em El Salvador foram confirmadas seis mortes em consequência do fenômeno climático. Agatha se transformou neste domingo em um sistema de baixa pressão e "continua se enfraquecendo gradualmente em território nacional", indicou a Coordenadoria para a Redução de Desastres (Conred).
O relatório da Conred indica que, no total, as chuvas de sábado alcançaram os 168 milímetros, mas as mais fortes foram registradas em Ciudad Pedro de Alvarado, na fronteira com El Salvador (leste), onde chegaram a 430 milímetros. Colom indicou que aeronaves americanas da base militar de Palmerola (Honduras) ajudarão na assistência aos desabrigados.


Na minha opinião já basta o que mostrou no Haiti, no Chile, as pessoas e o próprio governo não tomam a consciência de que elas se prejudicam a elas mesmo, quantos grupos estão mostrando que querem diminuir esses acontecimentos climáticos, começando por coisas simples e fáceis que podemos fazer na nossa casa, pode ser clichê o que eu estou escrevendo e todo mundo esta cansado de saber disso, mas as pessoas têm que levar choques como esse que aconteceu na Guatemala e o no resto do mundo para verem que a isso ta piorando e vai piora cada vez mais. Claro que ajuda e solidariedade têm que estar juntas, quantas pessoas agora precisam de nós de alguma maneira, mas o governo tem que fazer a sua parte também, tiras essas pessoas que não devem ter condições financeiras para comprar uma casa longe dos morros, para que também pessoas que moram perto e no morro não acabam morrendo. Vejo vários projetos que conscientizam pessoas a fazer coisas simples que ajudam nosso planeta. Cada idéia vale a pena, mas que o verbo agir esteja presente e todos devemos ter também, cada um tem que fazer sua parte tem que falar para pessoas próximas, amigos, familiares, que também ajude é o nosso lar é onde moramos, se um pode ajudar, magina 1.000 pessoas ou mais ajudando.


Um comentário:

  1. Vocês da t. 222 estão muito "lovelockianos" (James E. Lovelock) para o meu gosto (risada): http://pt.wikipedia.org/wiki/Hip%C3%B3tese_de_Gaia

    ResponderExcluir