Desculpe-nos...

Este blog foi encerrado em agosto de 2010...

sexta-feira, 21 de maio de 2010

O poder da mídia


O que está acontecendo hoje em dia é uma coisa muito grave. Crianças estão sendo influenciadas pela mídia da televisão brasileira a consumir.

É comum assistirmos na televisão propagandas de brinquedos, alimentos, telefones, roupas, que são feitas por crianças. Isso acontece porque crianças, por não terem maturidade o suficiente para discernir as coisas, acabam querendo comprar tudo que é mostrado de interessante para eles.

Antigamente as crianças tinham mais imaginação e criatividade na hora de brincar. O consumo era praticamente inexistente, pois elas não tinham nem metade da informação que nos fornecem hoje.

Dificilmente uma criança assistia a um programa de televisão até porque as condições de vida não eram tão favorecidas. O que ocorre hoje em dia é que os pais às vezes por não poderem passar muito tempo com os filhos por terem que trabalhar, acabam cedendo ao apelo emocional da criança e comprando o produto desejado por ele, que se torna extremamente consumista e acaba amadurecendo mais devagar, pois cria um mundo irreal, de fantasia.

Crianças e adolescentes querem estar na moda hoje talvez para serem aceitos nessa sociedade que temos hoje, extremamente consumista. É preocupante ver a situação do nosso mundo hoje, no documentário “Criança a alma do negócio” me chocou uns meninos de oito ou nove anos não saberem alguns nomes de animais, mas conhecerem todas as marcas de celulares que lhes mostraram.

Se a intenção da mídia é fazer com que fiquemos mais burros e menos interessados em coisas que realmente são importantes, podemos dizer que ela está fazendo o seu trabalho muito bem. Isso é o que vai acabar acontecendo daqui a um tempo, saberemos tudo o que consumir o que comprar e acabaremos vivendo em uma sociedade de pessoas ignorantes que só pensam no material. A televisão é muito “esperta”, nos mostra propagandas direcionadas para o público jovem, pois pessoas mais velhas com sua cultura e seus costumes já formados,nem sempre deixam-se influenciar pelas propagandas.

Essa liberdade que as crianças têm, deve acabar!Tem que ser controlada pelos pais que na verdade são responsáveis por tudo isso estar acontecendo.



“Pais preocupem-se mais com a educação dos seus filhos e menos em presenteá-los”.

4 comentários:

  1. Estimada Bibiana,

    Vou pontuar através de tópicos os comentários que gostaria de fazer acerca de teu texto. Assim, segue:


    i) Usaste palavras que são pesadas, mas que são corretas, uma delas é “grave”. Realmente o que está acontecendo é *grave*, muito *grave*...


    iii) outra *gravidade* é a colaboração em acabar com algo tão importante para a criança: a *criatividade* que, segundo você mesma, está sendo altamente prejudicada por mídias como a televisão...


    iii) outra associação importante que você fez: informação (ou melhor, “dados”, e “dados” mortos) lançada em grande quantidade e em grande velocidade gera mais e mais consumo... Seria isso em virtude da falta de tempo para pensarmos naquilo que realmente é importante para nossas vidas!?


    iv) Com relação ao fato de algumas de nossas crianças (e quem sabe, alguns de nossos jovens adolescentes) não saberem o nome de animais e alimentos naturais, fica a pergunta: como salvar o meio ambiente, nossa Terra se os habitantes que vem nela crescendo nada sabem sobre Natureza!?



    v) Claro: concordo: a responsabilidade de lutar por uma mudança é, num primeiro momento, dos pais e, também, da escola. Porém, agora que (nós) sabemos de tais coisas, também (nós) somos responsáveis e podemos lutar/ contribuir com uma mudança efetiva...

    O que achas disso tudo!?

    Abração do prof.,

    Donarte.

    ResponderExcluir
  2. Concordo com a ultima afirmação,tendo consciência de tudo isso que tá acontecendo no nosso mundo está na hora de nós mudarmos, mas o que eu quis dizer é que a culpa é dos pais porque por mais que eu saiba de tudo isso, e me modifique, não posso me meter na ecudação do meu irmão que é feita pelos meus pais da forma que eles acham correta e ele pode não ter essa consciência entende? Não entendi o que tu quis dizer com as informações ali de cima.. são apenas comentários sobre o texto? beijos

    ResponderExcluir
  3. Sim, Cara Bibiana, são só comentários sobre o texto...

    Então, continuando: penso que, neste caso específico (o do documentário “Criança, a alma do negócio”), nos não devemos culpar os pais... Ou, pelo menos, penso que nós não deveríamos colocar *toda* a culpa nos pais porque, pense comigo: (i) eles, muitas das vezes, não tiveram a oportunidade de ter a mesma educação que nós estamos tendo, e, além do mais, tal educação é paga (no caso de muitos de vocês, por exemplo) pelo trabalho deles... Então, (ii) o trabalho é realmente sagrado! O trabalho de nossos pais (dos teus, dos meus, dos pais daqueles que nos lêem agora) é sagrado e nos proporciona muitas coisas boas: a Educação é uma delas... Temos de levar em consideração também que (iii) muitas vezes, nossos pais não chegaram a conhecer aquilo que agora nós, através da escola, conhecemos. Assim, (iv) eles não são estritamente culpados visto que, quem não sabe que está errando, não pode receber toda a culpa pelo erro. Entendes o que estou querendo colocar!?
    No documentário isso é colocado do seguinte modo: de certa forma, os pais também são vítimas da Mídia. Assim como eu e tu...
    Ocorre que agora, a gente está mais armado para lidar com ela (com a Mídia), visto que estamos nos preparando e nos formando de modo integral!
    Hehe!
    Bom!
    Fico muito feliz com o nível de nossos debates que só nos fazem crescer!!!
    Abração do prof.,
    Donarte.

    ResponderExcluir
  4. aaaaah bom entendi,eu sei disso,mas acho que algumas vezes a culpa é deles pois alguns tem esse mesmo conhecimento do assunto que estamos debatendo, mas preferem deixar seus filhos de certa forma "largados" para poderem fazer outras coisas, mas concordo com tudo que tu falou sor, bjjs

    ResponderExcluir